Cirurgia Plástica em Salvador – Bahia

    Se você está se propondo a submeter-se a uma cirurgia plástica precisa estar ciente de alguns pontos importantes. Solicitamos ler com atenção este texto e refletir a respeito e, ainda tendo dúvidas, traze-las por escrito na sua próxima visita ao médico.
     Para estar satisfeito com o resultado da sua cirurgia é importante estar consciente da sua escolha e de todos os aspectos nela envolvidos. Estes esclarecimentos visam tornar sua cirurgia um procedimento mais seguro e tranqüilo para você e seu médico.
    A cirurgia plástica visa corrigir defeitos ou imperfeições com as quais o paciente não está satisfeito ou não convive bem. A análise destas imperfeições, entretanto, deverá ser feita por um cirurgião plástico, devidamente habilitado, que dentro das técnicas e limites da especialidade, o orientará naquilo que poderá ser feito. A finalidade da cirurgia é sempre melhorar o aspecto destas imperfeições e, para tanto, todos os métodos e técnicas disponíveis serão empregados. O paciente, porém, deve estar consciente de que a Medicina como ciência não exata, não pode prever ou agir diante de situações imprevisíveis ou independentes da atuação do médico, tais como alergias a medicamentos, infecções, dificuldades particulares de cicatrização, necroses e retrações de tecidos, choques a medicamentos, período de recuperação, edemas, hematomas, rejeições de enxertos de pele, gordura ou próteses de silicone, etc.
   O profissional médico emprega técnicas baseadas no normal, num padrão estatístico, entretanto, existem o inesperado e o imponderável. Toda a segurança disponível é empregada no sentido de evitar-se quaisquer complicações, mas tais complicações, ainda que raras, podem ocorrer e o paciente deve estar ciente.
     Antes de mais nada, procure saber se não existem métodos menos invasivos que minorem seu problema. Não esqueça das dietas, atividades físicas, tratamentos estéticos. Certifique-se de que todas as outras alternativas foram consideradas.
   Outro aspecto que deve ficar bem claro é o da sua expectativa em relação à cirurgia. Esta lhe oferecerá, tão somente, um aspecto melhor, mais jovem, mais harmonioso. Tenha cuidado com o que dela espera. Converse com o seu médico e este deixará bem claro o que será feito, entretanto, não poderá lhe prometer um determinado resultado.
Obs: Mantenha seu médico informado de toda a sua condição psicológica antes da cirurgia, por exemplo: Síndrome do Pânico, uso de antidepressivos, uso de medicamentos para emagrecer, uso de aspirina, Ginko Biloba, gravidez, até mesmos pós gravidez, uso de anticoncepcional, fumo, outras drogas. Ele empregará meios para atingir um resultado, porém, este dependerá de inúmeros fatores além dos técnicos, como já explicado, Não se iluda com “queria um nariz igual ao de”, Ninguém poderá lhe prometer que qualquer parte do seu corpo ficará desta ou daquela forma.
Baseado nisto, é importante que o paciente:
a) Esteja passando por um momento tranqüilo de sua vida. A própria cirurgia implica numa certa dose de stress, portanto, lembre-se de que estar com os demais aspectos de sua vida em ordem, significará reduzir este stress. A cirurgia não resolverá outros problemas.
b) Informe com o máximo de veracidade e clareza suas condições atuais de saúde, suas expectativas e dúvidas acerca da cirurgia.
c) Siga as recomendações médicas quanto ao uso de medicamentos, à abstinência a drogas (especialmente álcool, fumo e drogas vasodilatadoras), alimentos, atividades físicas e exposição ao sol pois, caso contrário, sua cicatrização poderá ser comprometida.
d) Obedeça a todas as orientações pré-operatórias relativas a exames, avaliações médicas, prescrições de medicamentos, documentação fotográfica, retirada de dúvidas, etc.
e) Compareça a todas as sessões de curativos e revisões programadas no pós- operatório; estes curativos serão feitos SEMPRE NA CLÍNICA, por profissionais treinados e supervisionados pelo seu médico. Outras pessoas não serão admitidas nas salas de curativos por medida de segurança. Caso, por acidente, seu curativo molhe, comunique-se com a clínica e nunca tente fazer em casa.
f) Informe ao médico qualquer dúvida, problema ou alteração nos períodos pré e pós- operatório. Seu médico, ou na sua ausência algum dos seus assistentes, estará sempre à sua disposição. Ligue sempre que desejar.
g) Lembre-se de todos os detalhes referentes ao seu pós-operatório. São normais os edemas (inchaços), os hematomas. Você necessitará de um período de repouso e inatividade. Organize-se neste sentido (alguém para dirigir para você, levar aos curativos, transportar crianças, supermercado, etc.)
h) Caso sua cirurgia dependa do uso de roupas especiais não esqueça de providenciar com a devida antecedência.
i) O resultado final de sua cirurgia só será percebido após um período mínimo de 6 (seis) meses, tempo necessário para a completa cicatrização, retração dos tecidos, redução de edemas e hematomas. Caso você ainda tenha dúvidas, ou algum ponto que julgue relevante não tenha sido abordado, anote-o e traga na sua próxima consulta.
j) Os pacientes de cirurgia: terão direitos há 03 (Três) curativos. após este período os mesmos serão cobrados. Verificar valor na recepção.
l) As Revisões Cirúrgicas serão realizadas até 03 meses. Após este período será cobrado nova Consulta.
Dicas:
 
O que DEVO fazer:
1. Alimentação: Leve, evitando frituras, doces, frutos do mar por 30 dias. Ingerir fibras, verduras e frutas. Beber no mínimo 08(oito) copos de água ao dia, beber chá de Cavalinha, suco de melancia com caroço, água de côco.
2. Posições a observar: Dormir de barriga para cima por 30 dias.
3. Andar: Normal, porém, se a cirurgia for a Plástica de Abdome, deverá andar bem curvada por 21 dias.
4. O que devo vestir: Roupas leves e fáceis de retirar
5. Medicamentos que terei que tomar: Seguir a prescrição médica.
6. Banho: Nos 05 (cinco) dias anteriores à cirurgia fazer uso de sabonete SOAPEX. Depois da cirurgia, seguir as orientações médicas.
7. Lavagem do cabelo: Seguir as orientações médicas.
O que NÃO POSSO fazer:
1. Tomar SOL por 45 dias.
2. Dirigir por 45 dias.
3. Ginástica por 60 dias com restrições.
4. Caminhadas por 90 dias.
5. Levantar peso por 90 dias.

Comments are closed.